Aviso de privacidade
Baseado na Lei Geral de Proteção de Dados e mantendo o papel de defender os interesses dos nossos clientes e parceiros, atualizamos nosso Aviso de Privacidade.
Este Aviso explica em que momento e para qual finalidade seus dados pessoais são coletados, utilizados, compartilhados e armazenados.
Quem Somos e o Nosso Compromisso Com A Sua Privacidade:
Somos uma organização médica que presta Serviços de Anestesia e Tratamento de Dor nos principais hospitais da Cidade de São Paulo. Sempre buscamos o melhor para os nossos pacientes, incluindo o bom relacionamento com todos que atendemos por meio, sobretudo, da empatia e da segurança que podemos passar para você na execução do nosso trabalho.
Considerando que a nossa interação com você requer a utilização de suas informações pessoais, asseguramos que estamos comprometidos com a proteção da sua privacidade. Para tanto, prezamos pela transparência e, por meio deste documento você poderá se informar sobre a utilização dos seus dados pessoais, entre outras informações pertinentes.
Importante que leia atentamente este documento e, em caso de dúvidas ou caso queira informações mais específicas e personalizadas, basta nos contatar clicando aqui ou por meio do nosso e-mail [email protected]
Quais informações a seu respeito são utilizadas e quais as respectivas finalidades:
O SMA apenas tratará os dados pessoais que você fornecer, voluntariamente, por meio do cadastramento em nosso site ou nas dependências dos hospitais em que o SMA atua.
Respeitada a estrita necessidade das informações, para que possamos tornar os serviços disponíveis a você, precisaremos obter algumas informações a seu respeito, conforme descrito abaixo:
Informações cadastrais: Nome, CPF, e-mail, endereço completo, telefone celular, unidade hospitalar em que realizou atendimentos;
Informações sensíveis: Informações clínicas, número de atendimento do paciente no hospital, religião, procedimentos realizados e valores.
Porque utilizamos suas informações:
O SMA se compromete a lidar com as suas informações para finalidades específicas, legítimas e sempre assegurando o seu direito de ser informado sobre tais finalidades. Para tanto, informamos abaixo as finalidades pelas quais utilizamos suas informações:
Para nos permitir identificar você ou comprovar sua identidade: considerando que em algum momento precisaremos nos certificar sobre a sua identidade, por exemplo em áreas do nosso site como o “fale conosco” ou a aba “agendamentos”, ou para lhe entregar informações solicitadas por você, precisamos utilizar suas informações para poder lhe identificar.
Aprimorar nossos serviços para que sua experiência conosco seja sempre a melhor possível: Disponibilizamos canais de atendimento, por onde você pode nos contatar para dar sugestões, nos elogiar quando merecermos e, também registrar reclamações. Para processar internamente as suas comunicações, precisamos utilizar suas informações para, por exemplo, apurar os fatos que fundamentaram sua reclamação. Além disso, avaliamos a sua jornada conosco, para entender como podemos melhorar nossos serviços a partir dos resultados da nossa interação.
Para comunicação com você: Fornecer suporte por exemplo, quando você precisar de auxílio, ou para fornecer informações importantes, que possam ser do seu interesse, como atualização deste documento.
Pesquisa de satisfação: A sua opinião é muito importante para nós. Por isso, costumamos realizar pesquisas de satisfação após utilização dos nossos serviços, para que possamos entender a sua jornada;
Viabilizar procedimentos e acompanhamento clínico: Para isso precisamos nos comunicar com a Operadora de plano de saúde e, para tanto, é necessário tratar as suas informações para verificar a sua elegibilidade. Além disso, há a necessidade de realizar uma avaliação pré-anestésica, acompanhá-lo(a) durante qualquer procedimento em que a anestesia tenha sido necessária, bem como após sua realização.
Para realização de cobranças: Precisamos de suas informações para caso tenha realizado algum procedimento conosco, podermos realizar o faturamento e cobrança dos nossos honorários, seja diretamente com você ou com a sua Operadora de plano de saúde.
Recorrer caso a Operadora de plano de saúde não tenha aprovado o procedimento: Eventualmente, a Operadora de plano de saúde pode negar o pagamento de algum procedimento, é o que chamamos de “glosa”. Por esse motivo, o SMA tem o direito de recorrer contra essa glosa e, para tanto, é necessário utilizar suas informações para instruir nossas fundamentações.
Discussão de casos: Para sempre lhe atender da melhor maneira possível, nossos profissionais, além de academicamente preparados, estão em constante interação para discutir casos específicos, a fim de encontrar a melhor abordagem possível.
Realizar pesquisas clínicas: Mediante o seu consentimento livre e expresso, podemos utilizar suas informações de maneira sigilosa e não identificada para realização de pesquisas clínicas, as quais serão aprovadas pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição onde seu procedimento tiver sido realizado, seguindo todas as diretrizes para pesquisa clínica e regulamentações preconizadas pela CONEP e garantindo o sigilo dos seus dados após consentir em participar da pesquisa. ;
Infelizmente, por vezes, temos que lidar com momentos difíceis como o óbito de pacientes. Contudo, apesar da dificuldade deste momento, procuramos conduzir a situação da maneira mais digna possível para o paciente e sua família. Para tanto, buscamos entender os costumes da religião professada pelo paciente e seus familiares, para que durante toda a jornada do paciente e, inclusive em caso de óbito, possamos lhe proporcionar uma interação conosco que seja apropriada aos usos e costumes da sua religião.
Para realização de auditorias: Para que o SMA esteja sempre em rota de melhoria dos nossos serviços, precisamos realizar auditorias o que, eventualmente, poderá envolver suas informações, inclusive clínicas, por exemplo, quando estamos realizando auditoria de prontuário médico. Nessa hipótese, o SMA garante que as auditorias serão promovidas de forma segura, assegurando a preservação integral e constante do sigilo profissional.
Para viabilizar sua participação nos cursos promovidos pelo SMA, bem como para que você possa se especializar por meio dos cursos promovidos pelo nosso Centro de Ensino e Treinamentos : O SMA também promove cursos de atualização, capacitação e especialização em anestesiologia, e auxilia algumas instituições na coordenação em seus programas de residência. Para tanto, precisamos processar informações dos profissionais que estiverem envolvidos nestas atividades.
Para cumprimento de obrigações legais: Considerando que a atividade hospitalar é extremamente regulada, em diversos momentos teremos de utilizar seus dados pessoais para cumprir alguma obrigação legal ou regular como por exemplo:
Registrar suas informações em prontuário médico (Lei 13.787/2018 e Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.638/2002);
Comunicar às autoridades caso haja algum evento adverso com medicamento ou em procedimentos médicos. (Resoluções Anvisa 36/2013, 34/2014);
Utilização de tecnologia:
A tecnologia é nossa aliada e, portanto, estamos sempre atualizados sobre como utilizá-la para melhor atendê-lo durante a sua jornada conosco. Por este motivo, asseguramos que essas tecnologias estão comprometidas com a proteção das suas informações. Na realização da nossa atividade, utilizamos tecnologia, por exemplo, para conseguir comunicação mais eficiente das informações dos nossos pacientes desde o momento em que as acessamos informações nos prontuários eletrônicos dos hospitais até o armazenamento em nossos sistemas, tudo com o intuito de tornar a jornada do paciente mais proveitosa e segura do ponto de vista clínico.
Compartilhamento das suas informações:
Para o seu atendimento, é possível que seja necessário o compartilhamento de suas informações, por exemplo, com as Operadoras de Planos de Saúde para verificar a sua elegibilidade ou até mesmo para cumprimento das obrigações legais elencadas no tópico de finalidades desse documento e com os hospitais onde você será/foi atendido, considerando que suas informações precisam ser acessadas e armazenadas também no seu prontuário eletrônico mantido no hospital.
Importante que saiba que, assim como o SMA está preocupado com a proteção das suas informações e, por consequência, da sua privacidade, procuramos nos relacionar com empresas que também preservam os mesmos objetivos, de forma que estamos em processo de avaliação dos nossos terceiros, para assegurar que todos têm condições de garantir a segurança das suas informações.
Como mantemos suas informações seguras?
Suas informações são de suma importância para a execução das nossas atividades e para que possamos atendê-lo (a) de maneira adequada. Assim, adotamos as medidas cabíveis e proporcionais para mantê-las em segurança, a salvo de perda, alteração, destruição ou vazamento. Entre as medidas destacamos:
Local controlado para o armazenamento das informações;
Acesso restrito de pessoas específicas aos locais físicos e eletrônicos onde são armazenadas as informações pessoais, com proteção de acesso e senhas individuais;
Ferramentas de segurança para evitar investidas de hackers;
Medidas administrativas voltadas à governança dos dados pessoais tratados;
Treinamento dos colaboradores que lidam com as suas informações.
Por quanto tempo ficamos com as suas informações?
As suas informações serão mantidas conosco pelo período que durar a nossa relação, para que sejam atingidas as finalidades do tratamento. Além disto, após o encerramento da nossa relação podemos manter suas informações para exercício regular de direito de defesa em alguma ação judicial ou administrativa, na qual seja necessária a utilização dos seus dados pessoais, respeitados os prazos legalmente previstos.
Sem prejuízo, considerando que os prazos de retenção são variáveis, recomendamos que, caso queira saber, no seu caso específico, por quanto tempo podemos ficar com as suas informações, pedimos que nos consulte por meio do canal de contato com o Encarregado pela proteção de dados pessoais, para isso, basta clicar aqui ou por meio do nosso e-mail [email protected]
Quais seus direitos enquanto titular de dados pessoais?
Considerando que você é o proprietário das suas informações, a legislação aplicável lhe assegura o exercício de alguns direitos, conforme descrito abaixo:
Confirmação da existência de Tratamento de Dados;
Acesso aos seus dados;
Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos;
Portabilidade de seus dados;
Eliminação dos dados tratados com o seu consentimento, quando for o caso;
Obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos seus dados, quando for o caso;
Informação sobre as consequências de não fornecimento do consentimento, para que possa tomar uma decisão assertiva e orientada sobre fornecer ou não essa autorização;
Revogação do consentimento;
Revisão de decisões automatizadas.
Neste ponto, todas as requisições serão submetidas a uma forma de validação de sua identidade (a fim de que possamos direcionar o atendimento de requisições, exclusivamente ao titular dos dados).
Para exercer os seus direitos enquanto titular, nos contate clicando aqui ou por meio do nosso e-mail [email protected]
Ressaltamos que eventualmente sua requisição poderá ser rejeitada, seja por motivos formais (a exemplo de impossibilidade de comprovação da sua identidade) ou legais (a exemplo do pedido de exclusão de dados cuja manutenção é livre exercício de direito do SMA), sendo certo que, na hipótese de impossibilidade de atendimento destas requisições, serão apresentadas todas as justificativas cabíveis.
Definições:
A leitura deste documento, no todo ou em partes, deverá ser realizada tomando-se em conta as definições abaixo destacadas:
Termo | Definição |
Dado pessoal | Qualquer informação relacionada a pessoa natural, direta ou indiretamente, identificada ou identificável. |
Dado pessoal sensível | Categoria especial de dados pessoais referentes à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de carácter religioso, filosófico ou político, referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos relativos à pessoa natural. |
Tratamento de Dados | Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. |
Titular de dados pessoais | Qualquer pessoa física, cujos dados pessoais sejam tratados |