Dúvidas? Entre em contato!

Pacientes

PARA NOSSOS PACIENTES​

O SMA elaborou um vídeo (Jornada da Anestesia) para que você conheça todas as etapas do processo anestésico pelas quais passará durante sua internação, além de  orientações pré-operatórias a serem seguidas nos dias que antecederem o dia de seu procedimento.

É importante que você assista ao vídeo e siga as orientações recomendadas para que tudo ocorra com maior segurança e tranquilidade e que você tenha a melhor experiência em seu atendimento.

O SMA deseja a você um ótimo procedimento!

JORNADA DA ANESTESIA

Saiba tudo sobre a sua jornada antes, durante e depois da cirurgia

Antes da Cirurgia

Qual o papel do médico anestesista antes da cirurgia?

 

Este é o momento que a equipe de anestesia vai conhecer o paciente para poder programar a anestesia e também esclarecer todas as suas dúvidas, além de prestar orientações quanto aos cuidados antes e após a anestesia. É um momento importante onde o paciente deverá contar todo seu histórico de saúde, medicações que faz uso, cirurgias prévias, alergias que já teve e qualquer outra informação que julgue importante.

O anestesiologista pode com estas informações programar o tipo de anestesia que o paciente irá receber para a cirurgia agendada e esclarecer o paciente, por exemplo de como é realizada a anestesia geral ou peridural, conforme cada caso. Portanto o paciente após esta consulta saberá exatamente como vai ser sua anestesia e irá assinar um termo de consentimento para o procedimento, declarando que teve estas orientações e também oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

Este momento é chamado de avaliação pré-anestésica. Esta avaliação pode ser realizada antes da internação para a cirurgia, no consultório, mas em alguns casos poderá ser realizada no próprio hospital, durante a internação antes do procedimento cirúrgico.

 

Vou receber alguma medicação antes da cirurgia?

 

Momentos antes de deixar o quarto o anestesista pode deixar prescrita uma medicação, caso não tenha nenhuma contra indicação – isso será discutido durante a avaliação pré-anestésica. O objetivo destas medicações é diminuir a ansiedade e proporcionar um maior conforto – é a chamada medicação pré-anestésica, que poderá variar entre medicações via oral (comprimidos) ou intramuscular (injeção no braço ou glúteo). O efeito varia para cada pessoa, podendo levar a um efeito calmante em algumas pessoas e até mesmo já induzir o sono em outras.

Caso você esteja calmo esta medicação não se faz necessária e a tendência atual no mundo todo é tentar muitas vezes evitar o seu uso, pois ela pode deixá-lo mais sonolento após a cirurgia, dificultando sua mobilização precoce e portanto atrasando sua recuperação.

 

Eu preciso ficar em jejum antes da cirurgia?

 

O jejum pré-operatório é de extrema importância para a segurança.

 

 

Tem alguma medicação que eu deva suspender antes da cirurgia?

 

Sim existem algumas medicações que devem ter seu uso suspenso antes da cirurgia. O tempo de suspensão é variável de acordo com cada tipo de medicação e também de acordo com a cirurgia que você irá realizar! Todas estas orientações você irá receber de seu cirurgião e do anestesiologista na avaliação pré-anestésica.

Atenção! Suplementos, ervas e vitaminas também podem atuar de maneira semelhante a diversos medicamentos e podem precisar ser suspensos antes de uma cirurgia, portanto sinalize para o seu cirurgião e também para seu anestesista tudo que você toma regularmente para que possa ser orientado se há ou não a necessidade de suspensão.

Caso você faça algum acompanhamento específico como por exemplo com cardiologista ou endocrinologista, caso consiga traga uma carta que descreva seu tratamento atual e as recomendações que eles indicam para o período perioperatório. Com o cuidado integrado, você poderá reduzir a chance de ter qualquer tipo de complicação e acelerar ainda mais sua recuperação.

 

E exercício? Devo parar antes da cirurgia?

 

Esta é uma pergunta frequente e muito importante! Se você já faz exercícios, pode manter sua realização regularmente até o momento da cirurgia. Quanto melhor o seu preparo físico, melhor a sua recuperação pós operatória! Atualmente fala-se muito sobre os benefícios da chamada pré-habilitação, ou seja, preparo físico antes da cirurgia. Caso você tenha condições físicas e gerais para ganhar algum condicionamento físico antes da cirurgia, isso poderá ajudá-lo!

 

Tem mais alguma coisa que possa fazer para me recuperar melhor?

 

Você fuma? Se fumar, este pode ser um bom momento para parar de fumar. Os pacientes que fumam tem maior chance de ter uma série de complicações depois de uma cirurgia. Idealmente o cigarro deve ser interrompido de 4 a 6 semanas antes da cirurgia e pode-se utilizar recursos como reposição de nicotina para auxiliar neste processo. Um profissional de saúde habilitado pode ajudá-lo!

Não consegue parar por tanto tempo ou não pode aguardar para realizar a cirurgia? Se você conseguir interromper o cigarro ao menos 12-24h antes da cirurgia você já pode ter benefícios pela redução da ligação de uma substância chamada carboxihemoglobina, que diminui a disponibilidade de oxigênio. Portanto só de interromper o cigarro por este breve período você já poderá ter uma disponibilidade maior de oxigênio para o momento que for ser anestesiado!

Durante a Cirurgia

Você sabe o que acontece durante uma cirurgia?

Provavelmente ao precisar de uma cirurgia você irá ter contato com o anestesiologista e deve inclusive imaginar que ele vai cuidar de você durante o procedimento, mas vamos entender um pouco melhor quem é esse profissional e o que ele vai fazer por você? 

Com um mínimo de 9 anos de educação e aproximadamente 9000 horas de treinamento clínico específico, esses médicos especialistas irão buscar a sua segurança e conforto durante toda sua cirurgia! Se quiser entender um pouco melhor, conheça como é uma residência de anestesiologia.

A extensa formação é necessária para avaliar, diagnosticar e tratar todo o espectro de condições médicas e necessidades dos pacientes. Anos de pesquisa levaram ao desenvolvimento de novas drogas, técnicas e protocolos que tornam a anestesia mais segura e mais eficaz do que nunca para você.

Durante a cirurgia o médico anestesiologista impede que você sinta dor, controla e monitora de perto seus sinais vitais durante todo o tempo.

Você receberá monitorização da atividade elétrica cardíaca (cardioscopia), da pressão arterial não invasiva e da oxigenação do sangue (oximetria) para qualquer cirurgia. Casos mais complexos podem necessitar de outros monitores.

O anestesista irá controlar durante a cirurgia, qualquer alteração aguda que venha a acontecer com você bem como quaisquer condições crônicas que você tenha, como asma, diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos – ele vai ser seu anjo da guarda enquanto permite que o cirurgião realize adequadamente o tratamento cirúrgico.

Você irá acordar ainda na sala de cirurgia nos casos mais simples ou pode ser encaminhado para uma unidade de tratamento intensivo, a depender da sua condição de saúde e do procedimento cirúrgico. De qualquer maneira o anestesista irá acompanhar você até a unidade de recuperação anestésica ou ainda até a UTI.

Depois da Cirurgia

Após a anestesia, você será encaminhado para a Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) no Centro Cirúrgico, onde permanecerá até que esteja bem acordado e com condições para retornar ao seu quarto.

Alguns pacientes podem precisar de cuidados médicos especiais e poderão ser encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde serão acompanhados pelas equipes médica e de enfermagem especializadas.

 

Recomendamos que após a anestesia, você:

 

⇒ Tenha alguém para acompanhá-lo durante e após a alta hospitalar e se possível nas primeiras 24 horas.

⇒ Não deverá dirigir, operar máquinas, nem assinar documentos importantes nas primeiras 24 horas após a anestesia.

⇒ Não tome nenhuma medicação que não tenha sido recomendada pelo seu médico, nem tome bebidas alcoólicas.

⇒ Mantenha alimentação mais leve, evitando alimentos de difícil digestão.

⇒ Retorne às suas atividades rotineiras conforme estabelecido pelo seu cirurgião ou médico assistente.

⇒ Não deixe de consultar o anestesista caso tenha algum sintoma desconfortável após a alta hospitalar. Estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas!